[Ubuntu-BR] Desenvolvimento

hamacker sirhamacker em gmail.com
Quarta Outubro 1 13:27:29 UTC 2008

Só um adendo, a instalação do shell não é 99.999999% é 100% mesmo, faz
parte do padrao posix, assim como haver portabilidade com C padrao. É
tão vital que um usuario não pode ser adicionado ao sistema sem
especificar um shell, mesmo que seja um /dev/false ao inves do korn
shell (sh);

Não vou indicar uma lista de discussão boa sobre c/c++ porque não
participo de nenhuma. Mas se voce tem familiaridade com funcoes de IO,
basta ter acesso a documentação do unix, por exemplo, se voce fizer
uma leitura do arquivo /proc/net/dev saberá quais interfaces de rede
estão habilitadas no sistema, inclusive estatistica de trafego para
lhe mostrar que está em uso. Em /proc voce praticamente tem acesso a
todo o hardware, só precisa saber ligar o arquivo ao hardware e como
interpretar tal leitura. Assim, se eu não posso executar um 'free -m'
no shell, mas pelo menos posso ler o arquivo /proc/meminfo e descobrir
as mesmas coisas.

[]'s e scuesso.