[Ubuntu-BR] Programar em UBUNTU / LINUX

Quarta Outubro 1 10:09:55 UTC 2008

Olá Marcelo,

Vou ser um advogado do diabo, ok? Proponho algumas questões para reflexão,
apenas.

Questão número 1 a ser respondida:
1) Por que diabos você quer implementar um ERP com mais 300 telas feito no
Delphi, digamos em 1, 2 anos para Linux? Se for simplesmente para aprender,
acho que há outras formas mais interessantes, não?

Questão número 2:
2) Digamos que seu motivo seja legal e você REALMENTE tem que fazer isso.
Você vai simplesmente PORTAR ou REESCREVER a aplicação? Veja bem, PORTAR
significa que você vai ter que adaptar o código original para ser
multiplataforma (se é que possível adaptar qualquer código do Windows para
ser multiplataforma) antes de realmente fazer a migração. Se pensas em
reescrever, vai mais uma questão:

Questão número 3, mas igualmente fundamental
3) Que linguagem de programação você domina? Não adianta nada eu te dizer
aqui que phyton é legal para isso ou aquilo, se você tiver que aprender do
zero, não vai conseguir programar o seu "sisteminha de 300 telas que acessa
banco de dados" rapidamente. Como o sistema está feito em Delphi acredito
que saibas bem Object Pascal. Neste caso, a saída seria utilizar o Lazarus
mesmo. Como você esta reescrevendo, não teria os problemas relativos à
migração e passaria a fazer a coisa certa desde o início. Agora, digamos que
você saiba bem Java. Também é uma excelente alternativa, mas qualquer outra
linguagem e/ou ferramente também o seria, desde que você a domine. Claro,
Java tem problema com performance no caso de Desktop, assim como phyton
também, por se tratar de uma linguagem pseudo-compilada/pseudo-interpretada
(isto é uma classificação minha, ok?)

Eu faço parte de duas outras listas de discussão: do Lazarus e do
OpenOffice. Uma coisa que muito me intriga é que a maior parte dos
"problemas" reportados com banco de dados tanto em uma como em outra NADA
tem a ver com a ferramenta que estão utilizando em si (zeos ou base, no
caso), e sim, porque a pessoa não entende nem o que seria uma forma normal
em um banco de dados.

Outro problema que encontro com frequencia é que as pessoas (e muitas vezes
eu me encontro neste grupo) não sabem nem direito qual é o problema que de
fato enfrentam.

Soluções como o wine seriam a chave, mas o Wine ainda apresenta alguns
problemas (muito devido ao fato de que todo mundo quer usar, mas poucos se
dignam em ajudar a desenvolver). Os problemas do Lazarus são parecidos,
todos o querem, mas poucos o desenvolvem. Aí fica difícil.

Desculpem o e-mail longo, mas essas são algumas reflexões de alguém que já
tá no pário da programação por algum tempo e vê cada coisa.......

André Cavalcante