[Ubuntu-BR] ACPI e erros da libata

Jose Geraldo Gouvea jggouvea em gmail.com
Quinta Novembro 27 19:11:32 UTC 2008

Eu estava tendo seguidos problemas com drives de disco rígido IDE no
meu Ubuntu, problemas que nem sempre se repetiam quando eu usava o
Live CD ou quando usava o Puppy Linux (que inclusive instalei em um
pendrive).

Pois bem, quando o problema atingiu o meu disco rígido primário, um
MAXTOR de 160 GB zero km..., aí eu fiquei preocupado e comecei a
pesquisar na internet a mensagem de erro vomitada pelo dmesg ao
inicializar o hald.

Descobri então que existe um sério bug na libata que afeta todos os
kernels da séria 2.6.24, ainda não corrigido, e que, quando ocorre,
impossibilita o uso de drives em perfeito estado, principalmente
drives de CD-RW e DVD-RW usando o protocolo TSSTCorp (da Toshiba).

O bug em questão é ativado quando um sistema de gerenciamento de
energia está instalado e ativado no boot. Ocorre um timeout ao ativar
o drive durante o carregamento do hald, fazendo com que o sistema
trave por alguns minutos e depois continue (caso benigno) ou inicie
sem uso do drive em questão (caso mais grave), PODENDO OCORRER DANO
FÍSICO ao disco por fadiga de material após sucessivos testes falhados
(pelo menso era o que alguns usuários relatavam).

As mensagens de erro desapareceram quando eu desabilitei o acpid no
boot (e por esta razão eu também desinstalei todo o gerenciamento de
energia do sistema, ficando só com o gnome-power-manager).

Gostaria de saber se as bibliotecas de gerenciamento de energia são
importantes a ponto de justificar sua instalação e se mais alguém da
lista experimentou timeouts da libata durante o boot (especialmente se
o timeout terminava no status DRDY).

José Geraldo