[Ubuntu-BR] Acessando o samba do ubuntu

hamacker sirhamacker em gmail.com
Quinta Novembro 27 16:16:15 UTC 2008

Voce me permitiria discodar do que você vem fazendo ?

Pelo que entendí voce precisa que mapeamentos sejam realizados assim
que o usuário logar-se no linux, é isso ?

Porque se for, você não pode simplesmente deixar a senha do usuário
ser revelada no comando mount. Porque voce não usa o proprio GNOME
para fazer essa tarefa ?

Crie em /etc/skel/.gtk-bookmarks com o conteúdo mais ou menos o seguinte :
file:///home/dados/documentos
file:///home/dados/musicas
file:///home/dados/imagens
file:///home/dados/videos
file:///home/dados/exemplos
smb://DOMINIO;usuario-samba@ip.do.servidor/compartilhamento/ nome-para-favoritos
sftp://hamacker@frs.sourceforge.net/home/users/hamacker nome-para-favoritos
(...)
Vai colocando todos os compartilhamentos smb (samba/windows),
ssh(sftp) dentro deste arquivo. Quando voce criar um usuário ele
automaticamente receberá a lista de favoritos acima, vai clicar num
desses compartilhamentos que se requererem o uso de senha então o
sistema irá perguntar, se o usuário quiser aquele recurso de "lembrar"
o sistema irá oferecer para ele. Assim ninguem fica sabendo da senha
de ninguem. O mount explicito para unidades samba só mesmo se voce
precisa que uma pasta seja montada num determinado lugar.

O que eu disse para /etc/skel/.gtk-bookmarks tambem vale para
~/.gtk-bookmarks para usuarios pre-existentes.

PS: O pessoal desencoraja o uso do mount/smbmount por haver problemas
relacionados a eles, por exemplo, corromper ou interrromper
transferencia acima de 2G, no seu lugar é recomendado mount.cifs e
smbclient.

smb://vidy2005;gladiston@192.168.1.2/caixa_entrada/ caixa_entrada