[Ubuntu-BR] Driver NVIDIA GeForce 6200

Jefferson Follmann jeff.follmann em gmail.com
Terça Novembro 25 03:02:16 UTC 2008

Boa noite, pessoal.

Estou com um problema para habilitar o driver de vídeo da minha placa de
vídeo GeForce 6200.
Já fiz diversas tentativas, porém sem sucesso em nenhuma.
Sou usuário do Ubuntu versão 8.04 (hardy) com kernel 2.6.24-21-generic.

Vou listar o que já tentei:

- Habilitar o driver do proprietário, através de Sistema> Administração>
Drivers de Hardware;
Neste menu consta: "Driver de aceleração de vídeo NVIDIA (placas recentes)"
e, atualmente, não está em uso. Ao habilitar esse driver perco completamente
as configurações de vídeo. Uso a resolução de 1680x1050 e quando habilito
esse driver, minha resulução vai para 640x480 (imaginem isso num monitor de
22' como fica bonito... hehehe).

- Driver do site da NVIDIA;
Estive pesquisando e descobri, no site da NVIDIA, um Driver de Monitor
NVIDIA (disponível em:
http://br.nvidia.com/object/linux_display_ia32_1.0-8774_br.html). Segui os
passos do README, tendo que parar o gdm (/etc/init.d/gdm stop) e executar o
arquivo de instalação baixado do site da NVIDIA, porém, ao tentar instalar o
programa, ele acusa que não tem uma interface pré-compilada de kernel
compatível com o meu e pede que eu o autorize a fazer o download no server
FTP da NVIDIA, porém ele não encontra e tenta montar uma interface e dá
erro: "Unable to build the NVIDIA kernel module." (segue em anexo o log
gerado pelo installer do driver).

- Tentativa através do "ENVY";
Com mais pesquisas em fóruns, descobri o ENVY, porém novamente não obtive
sucesso.

Situação atual: recentemente meu micro foi formatado e estou utilizando um
driver genérico onde consigo utilizar a resolução de 1680x1050 a 60 hz, este
driver não foi instalado por mim, é o driver que vem instalado com o Ubuntu.

Gostaria de saber se alguém tem alguma dica, ou enfrentou alguma situação
igual, ou ao menos parecida, com essa. Em diversas situações recebi e-mails
da lista de alguns participantes com problemas similares, porém nenhuma das
soluções me auxiliou.

Agradeço à todos e peço desculpas pela extensão do e-mail.
--
"Existem 10 tipos de pessoas no mundo
as que sabem, e que ñ ... binário".