[Ubuntu-BR] Tabela de partições

Salles salles.web em gmail.com
Quinta Novembro 20 12:30:19 UTC 2008

Em Qui, 2008-11-20 às 00:27 -0200, José Geraldo Gouvêa escreveu:
> Minha dúvida até agora é se se trata de um problema físico ou uma
> corrupção da tabela de partições. Gostaria de lembrar que sempre que eu
> acesso via Puppy LInux e até via Ubuntu Live CD eu consigo facilmente
> copiar arquivos das partições encrencadas e estes arquivos não resultam
> corrompidos!

Mano, acho que é corrupção na tabela de partições, já que os Lives não
mostram erros nos blocks.
Tive um problema idêntico com um hd triparticionado: 1 Fat32 W98, 1 NFTS
XP e a última FAT32 para dados: O gparted informava endereçamentos
errados na tabela de partições e não "abria" os volumes.
Se o particionamento fosse efetuado por um "partition magic" não digo
nada, mas foi por um DM da Seagate. Quando sem sistema, foi
perfeitamente identificado pelo gparted mas, após a formatação pelo
windows, danou-se tudo.

> É isso que eu acho estranho. O Ubuntu instalado nem mesmo enxerga
> partições em /dev/sdb e os live cds não só enxergam como recuperam dados
> válidos delas...

Não comento isto pois não esperimentei ver as partições com Lives, só
com o Ubuntu instalado. Não sei se o carregamento "virtual" dos Lives
passam por cima destes erros, pode ser.

> Eu acho isto muito bom tmabém, mas até agora eu ainda não consegui
> definir a origem do problema. Poderia ter algo a ver com eu ter usado
> uma partição /home em outro hd?

Não creio, acho que nada a ver.
Em vias de regra, eu faria o backup dos dados, zeraria o hd com um DM e
refaria as partições com o gparted, inclusive a /home.
Recolocava as instalações ou dados, reincicaria o sistema e abriria o
gparted para verificar se voltou à normalidade.

Como base, eu parto do princípio de que se um problema é detectado em
uma mídia, devemos refaze-la do zero e testar sua integralidade quando
reparticionada. Se o problema persistir, eu prefiro manter uma única
partição nessa mídia (o que provavelmente não criará erros na tabela) e
monitora-la durante algum tempo de uso.
Se mesmo assim der pau... Serve para usar com um sistema leve para
navegar sem comprimisso, experimentar jogos, usar um windows para caçar
virus e ver como eles agem no sistema (hehehehe, isto é divertido pacas)
e outras coisas do gênero.

Bons resultados,

--
Salles (Nethell)