[Ubuntu-BR] Formatar XP sem perder Grub

Salles salles.web em gmail.com
Terça Novembro 18 14:13:52 UTC 2008

Em Ter, 2008-11-18 às 11:46 -0200, Gustavo { Ozzy } escreveu:
> Bom dia pessoal;
> Tenho o Windows e Ubuntu no mesmo disco.
> Preciso formatar o XP (pra variar...)
> Tem alguma forma de naum perder o Grub, para poder continuar a iniciar o
> Ubuntu?
> Ou, uma forma de poder me prevenir, antes da formatação, e depois
> restaurar o grub?
> Qual o melhor caminho?
> Obrigado.

Gustavo,

Nunca fiz uma restauração de grub, mas você encontrará diversos posts a
respeito, com várias opções, dando uma busca nos tópicos da lista.

Na verdade, retornei sua questão para uma sugestão:
No seu caso (para variar...) de ter que reinstalar o XP consecutivamente
e, da mesma forma, necessitar restaurar o grub do Ubuntu, por que não
utilizar dois HDs?
Você instala o XP (HD como master), passa este HD para slave e instala o
Ubuntu no outro HD (como master). O grub será criado normalmente com o
redirecionamento para o HD do XP (slave), mas com uma vantagem: Se
houverem problemas no XP, basta você colocar seu HD como master e
reinstalar.
Você não alterará o grub do Ubuntu e ficará com os dois SOs
independentes, podendo fazer as alterações que quizer sem se incomodar
com a MBR dos discos. No caso de uma falha, você ainda tem a opção de
redirecionar o boot pelo setup para qualquer dos HDs.
Quando e "se" possível, claro, acho que este é o melhor caminho para
evitar contratempos.

--
Salles (Nethell)
Ubuntu User Number 24389