[Ubuntu-BR] Compartilhar rede + com um detalhe

Tiago Dib tiagodib em gmail.com
Terça Novembro 18 01:30:45 UTC 2008

Amigo perfeitamente possível, basta configurar o squid e firewall no seu
ubuntu, lembrando de colocar como gateway do seu ubuntu o ip do seu
servidor já em funcionamento, ai se vc fizer o squid transparent, é só
vc ir em uma estação e colocar como gateway o ip do ubuntu.

Eu uso isso quando tenho que implementar servidores web para novos
clientes mas não posso parar o meu.

Abraços,
Tiago Dib.

-------- Mensagem original --------
De: Rockeiro <rockeiro em gmail.com>
Para: Lista de discussão do LoCoTeam Brasileiro
<ubuntu-br em lists.ubuntu.com>
Assunto: Re: [Ubuntu-BR] Compartilhar rede + com um detalhe
Data: Mon, 17 Nov 2008 19:41:15 -0200

Se realmente entendi, isso o que você quer fazer é cascateamento de
servidores, e funciona sim, grandes empresas utilizam isso por diversos
motivos como segurança, gerenciamento etc.

Além do squid da um pesquisada também no iptables ele faz o redirecionamento
de portas e compartilhamento que provavelmente você vai precisar.

Édson Silva
Adm. Redes de Computadores
Ribeirão Preto - SP
www.serpro.gov.br