[Ubuntu-BR] Icones - Auto organizar

Domingo Novembro 16 20:47:03 UTC 2008

Em Sex, 2008-11-14 às 16:43 -0200, Marcelo Silva escreveu:
> Sim, sim... sei que não é algo prioritário para o pessoal do Ubuntu, são
> só umas dicas de algumas coisas que acho legais no windows e se fossem
> copiadas muitos usuários iriam se sentir mais familiarizados com o Linux
> a medida que migram.

Imagine se a Apple tivesse que remodelar o Mac OS para que usuários do
Windows migrando não se sentissem perdidos ao mudar de SO. Será que, se
o OS/2 tivesse copiado a aparência do Windows ("ué, a MS não nos copiou?
Dois jogam esse jogo!"), ele estaria à beira do esquecimento? Que graça
teria gerenciadores de janelas diferentes se todos se parecessem com o
sistema de Redmond?

> Exitem algumas coisinhas no windows que acostumamos e pra deixar pra lá
> acaba desanimando alguns novos usuários, o que não é meu caso pois
> gostei muito do linux e estou até usando o lazarus pra começar a
> desenvolver nele... já qua venho do Delphi.

Eu adorava o MS-DOS e o Windows 3.11, tanto que os tenho virtualizados
(com licenças -- e foi um aperreio fazer o atendente da MS que eu não
era louco e QUERIA PAGAR pelas licenças dos dois, apesar de não
suportados). Quando conheci o Windows 95, tive que me adaptar. E quando
saí do Windows 98 para o XP, tive que me adaptar também. E quando saí do
XP para o Linux, pimba! mais uma adaptação. Outras pessoas são incapazes
de fazer o mesmo por quê?

> Veja que o vista está demorando pegar, justamente porque mudou muitos
> esquemas que vieram desde o win95, como o menu iniciar adotado pelo
> ubuntu tambem... e que hoje o KDE e Vista estao mudando para aqueles
> esquema de janelas... eu sinceramente ache péssimo...
> Já o esquema de menu do Gnome é muito prático assim como até o WinXP

O Vista demora para pegar porque é irritante, falho, enche o disco de
cópias desnecessárias e ainda trata o usuário como criança.

> Ou seja... são algumas facilidades que pra quem fica em frente a maquina
> o dia todo ajuda muito na navegação de menus.

Sistema operacional é que nem mãe -- é tudo igual, só muda a maneira de
uso. E uso se aprende de uma só maneira -- usando.

> No caso dos icones no Desktop... esse lance de colocar um icone depois
> retirar acho que quebra o esquema :) Uma hora o icone esta lá... daqui a
> pouco nao esta mais hehehe eita...

Tem uma chave no gconf-editor capaz de parar com esse comportamento, que
também acho irritante, assim como a execução automática.

> Mas as poucos o pessoal vai aprimorando, eu acompanho o Linux desde as
> primeiras telas do Gnome e WindoMaker... era bem menos amigavel, mas já
> está muito bom. :)

Bem, se aprimorar significa imitar o ambiente do Windows, vou voltar
para o Motif...

> Obs... este tópico não visa degradar o Gnome / Ubuntu ok, são só
> comentários.

Obs... E estes são só contra-comentários (essa palavra não existe, é
invenção minha e a libero para uso via cc-by-sa).

João.