[Ubuntu-BR] resolução monitor 22

Kelvin Vieira Kredens kredens em gmail.com
Quinta Novembro 13 05:14:42 UTC 2008

2008/11/13 José Geraldo Gouvêa <jggouvea em gmail.com>

> funcionar
>
> Nossa, é tão difícil fazer isso... rsrs
>
> Vá em Preferências, Teclado e selecione o seu leiaute (deve ser o
> ABNT2).

*Desculpa o sarcasmo mas... Nossa.. Como é que eu não pensei nisso antes..
putz... o tecladinho aqui não é fácil naum e, no caso, naum é abnt2...*
*Mas só porque vc falou, dei uma pequisada e encontrei uns sites bem legais:

http://www.x.org/wiki/XKB?highlight=(xkb)
http://who-t.blogspot.com/2008/09/rmlvo-keyboard-configuration.html

O meu teclado é americano e tinha que setar no xorg.conf uma opção para
aceitar acentuação. Mas o Ubuntu 8.10 náo usa mais o xorg.conf para essas
configurações. Elas ficam em /etc/default/console-setup
Depois de ler tudo isso de fazer funcionar, descobri que no aplicativo de
configurar o teclado tinha como deixar ele EUA e com a variante INTL. Mas da
nada.. Tá funcionando agora...

*

> ultimos
>

> Olha, o ideal é você não usar mesmo o máximo que o monitor aguenta, tal
> como o ideal não é você usar um carro sempre no giro máximo do motor.
> Meu monitor aguenta uma taxa de refresh de até 85 Hz, mas eu uso a 75 --
> que já é bem confortável e o conserva.

*
NAO CASO, falei de resolução... até onde sei, em toda a minha
iNgnorancia(ehehhe), monitores LCD não operam com frequencia da mesma
maneira que os CRT, então a frequencia que vc seta no sistema não faz
diferenca pois eles, os modelos atuais, operam a 60hz (me corrijam se eu
estiver errado).
A taxa de refresh á quantas vezes por segundo a imagem no CRT é redesenhada*
.
*Curiosidade:* *existem televisoes e monitores que estao vindo com
frequencia de 120hz

E ainda, utilizar um monitor LCD na sua resolução máxima não vai diminuir
sua vida útil. Ele foi projeto para isso. Ele possui X e Y de pixels,
fisicamente, na matriz. Se tá lá, é pra usar. E se vc não usar na resolução
máxima ele vai usar, fisicamente, o pixel de qualquer maneira. Ao utilizar
uma resolução inferior você não vai deixar de usar alguns pixels...
*

> de
> de
> mas
> ao
>
> Use o aplicativo "displayconfig-gtk" e mande salvar as configurações.
> Não esqueça de testar antes para ter certeza de que deu certo.

*Valeu pela ajuda, depois vou testar esse comando...*

*Eu sei que a lista é um ambiente colaborativo, onde tenta-se reunir as
experiências e o conhecimento de várias pessoas afim de se alcançar um
ambiente de inteligencia coletiva. Mas as vezes, percebe-se que as pessoas
respondem por responder. Só para participar. E isso, na minha opinião, acaba
prejudicando a produtividade da leitura e tudo mais.

Esses dias mandei um email pedindo dicas de ferramenta para trabalhar com
TEX.... recebi respostas do tipo "procura no Synaptic que vc acha". Poxa
vida.. Eu quero saber de alguem que usa ou já usou alguma ferrementa
especifica e por ai vai.

Sei lá... por favor, não entendam como uma critica pessoal e direta ã algum
membro do grupo. Muito menos ao José Geraldo, só aproveitei o email para
escrever ehehhehe

E ainda... não quero criar uma discussão sem fim.. E NÃO SOU DONO DA VERDADE
e consulto MUITO a lista. Fica ai minha opinião para pensarmos um pouco em
que postura devemos assumir.*