[Ubuntu-BR] Grub sumiu

Xisberto xisberto em gmail.com
Terça Novembro 11 13:38:09 UTC 2008

2008/11/11 Paulo Henrique Colen <paulo.colen em gmail.com>

> Ok Xisberto.
> chroot faz ele acessar a pasta com privilégios de root, é isso que esse
> comando basicamente faz?

Não é só isso. O chroot transforma o diretório indicado no novo diretório
raiz. Explicando melhor:

Você está no LiveCD, o diretório raiz se encontra na memória + swap. Você
montou a sua partição em /meida/hd. Com o chroot, dentro do terminal aberto,
o diretório raiz será o diretório qua antes era o /media/hd. Fora deste
terminal, tudo ainda está na ram.

Quando você roda o grub-install num liveCD, ele tenta instalar o grub na MBR
com referência nas informações do /boot, mas o /boot existe só na RAM. Com o
chroot, o /boot vai estar no seu hd mesmo, daí o grub-install funciona.