[Ubuntu-BR] cups-pdf

Andre Cavalcante andrecavalcante em ufam.edu.br
Terça Novembro 11 13:09:56 UTC 2008

Vamos lá tentar ajeitar a bagunça:

O cups-pdf ainda existe, mas por padrão não é mais instalado no 8.10.
Por outro lado, o gnome expõe uma alternativa para o salvar em arquivo (na
caixa de impressão) em que você pode definir o formato (se ps ou pdf) e o
nome do arquivo (e por conseguinte a pasta onde vai salvar). Neste aspecto é
um ganho em relação ao cups-pdf, conforme a dica do Hamacker.
Entretanto, os programas que não usam a caixa de impressão padrão do sistema
(e.g. programas de terceiros, programas java e por aí vai) não enxergam esta
facilidade.
Daí, mesmo no 8.10 tem-se a necessidade do cups-pdf (pelo menos pra mim que
uso vários programas em java).
Então as duas dicas estão certas e são necessárias.
Para o cups-pdf funcionar, tem-se que ter o cups-pdf.conf corretamente
instalado e apontando para a pasta correta e esta tem que existir. Conforme
a dica do João.

André Cavalcante

André Cavalcante
Porto Alegre, RS.