[Ubuntu-BR] Dar permicao de Super Usuario

Sexta Novembro 7 17:58:00 UTC 2008

Olá Marcelo. Repense um pouco o seus procedimentos para programar.

Antes de mais nada veja a real necessidade de estar criando pastas a partir
do raiz e coisa e tal. Porque você não usa uma pasta de desenvolvimento
dentro do seu próprio home?
Digo isso porque já compilei até o kernel e a única coisa que eu precisei
fazer como root foi na hora da instalação.
Veja se o comando chroot também não o ajuda.
Ainda temos a nossa mão um add-on para o nautilus que permite você abrir o
terminal como root em qualquer pasta (vais ter que digitar a senha, mas isso
só a 1a vez). Também tem um que permite o nautilus abrir uma pasta como root
(mão na roda e, da mesma forma, vais precisar digitar a senha somente uma
vez).
Por fim ainda temos sudo su, que te dá possibilidade de, no terminal, fazer
as coisas como root somente digitando a senha uma única vez.
Acredito que uns dois terminais abertos (um como root e outro como usuário)
já seria suficiente para você trabalhar tranquilo a maior parte das coisas.
Outra coisa, fazendo o seu usuário ser o usuário 0 você NÃO está sendo um
usuário com permissões de super-usuário (isso não existe no Linux), você
está SENDO O PRÓPRIO. O nome de identificação do usuário é meramente um nome
que ajuda as interfaces gráficas. Usuários no linux são os NÚMEROS e não os
NOMES. Você pode definir vários nomes para um mesmo usuário, assim como para
grupos. Funciona como os arquivos, que no linux são inodes (números) e você
pode ter vários "nomes" para o mesmo arquivo (links). O usuário 0 É o root.
Se você colocar o seu usário como 0 você estará sendo o root. Não sei nem
mesmo se o gdm vai permitir você logar lá, pois, por default ele bloqueia o
usuário root de logar (mas não sei se o faz pelo número - que deveria ser o
mais correto - ou pelo nome). Uma vez fiz essa bobagem e o sistema passou a
apresentar um comportamento bem estranho (naquela época usava redhat para
testes somente).

André Cavalcante

André Cavalcante
Porto Alegre, RS.