[Ubuntu-BR] Remover kernel/images

Xisberto xisberto em gmail.com
Quarta Novembro 5 13:52:47 UTC 2008

> Estou usando a versão (?) 21.42 e estou tentando remover as demais.

Cara, eu prefiro usar o aptitude porque ele dá mais informações com menos
letras.

Para listar os pacotes instalados, eu faço assim:

aptitude search linux-image | grep ^i

Esse "grep ^i" é um filtro para mostrar apenas as linhas que começam com a
letra i, que no aptitude indicam que o pacote está instalado.

Daí eu removo os pacotes com o próprio aptitude:

sudo aptitude remove linux-image-2.6.24-16-386.....

Se bem que há outros pacotes além do kernel, que ocupam mais espaço. Daí eu
uso o comando abaixo para pesquisar:

aptitude search ^linux | grep ^i

O circunflexo no ^linux é a mesma idéia: procurar pacotes cujos nomes
comecem com "linux".

> O que estou fazendo errado?

Provavelmente o nome dos pacotes que o dpkg está fornecendo não vem inteiro.
Por isso não gosto do dpkg para procurar.

Uma coisa que poucas pessoas sabem é que o bash completa nomes de arquivos
com o TAB. Menos pessoas ainda sabem que (pelo menos no Ubuntu) também é
possível completar o nome de pacotes quando usamos o apt-get ou o aptitude.