[Ubuntu-BR] Recuperação de sistema após pane do HD

Kevin Borges kdemian em gmail.com
Domingo Novembro 2 17:44:02 UTC 2008

Salve José.

Bom, pelo que entendi do seu problema posso propor 3 caminhos:
1) você pode utilizar o live cd, e verificar se os dados são lidos. se
forem, você pode utilizar o nautilus (ou como quiser, gravar cd, pen
drive ou se vire hehehe) para fazer um back up da pasta que deseja
salvar. Essa é a meu ver a solução mais simples.
2) utilizar o alternate cd que possui uma opção de recuperação de
sistema. Essa opção é a meu ver a mais trabalhosa e a com maior
possibilidade de falhas.
3) há programas que recuperam dados em hds - uma clonagem é uma cópia
inteira do disco. esse procedimento é muito utilizado quando você têm
várias estações de trabalho que irão fazer o mesmo serviço como por ex
uma lan house. Imagine você ter 20 máquinas e ter que instalar em cada
uma delas o SO, o jogo que deseja, e cada um dos programas? Assim sendo
você faz o serviço em apenas 1 hd e o clona tendo 2 hds idênticos. Esses
2 você utiliza cada um pra clonar outro e tem 4, e assim vc tem uma PG,
sacou?  Mas o problema de se clonar é que, como você faz uma cópia
"idêntica", se o original está com problemas, o problema é copiado.
Esses programas de recuperação de dados são utilizados por técnicos em
casos como o seu de "pau" em disco. Eles recuperam (o que for possível)
os arquivos e os trancrevem (o que sobrou deles) para um disco destino.
Há vários programas disponíveis na net, é só pesquisar. Essa solução é a
mais viável caso a nº 1 falhe.
Desejo boa sorte, espero ter ajudado e em tempo um último conselho.
Sempre faça cópias de arquivos importantes em mais de um lugar, pq vc
nunca sabe quando vai precisar delas hehehe.
Abração.
Kevin.