[Ubuntu-BR] Recuperação de sistema após pane do HD

Jose Geraldo Gouvea jggouvea em gmail.com
Domingo Novembro 2 15:31:42 UTC 2008

Amigos, estou precisando da orientação de vocês para (tentar)
recuperar meu sistema.

Na última quarta-feira o meu PC deu pau. O vetusto HD Samsung que eu
usava desde 2000 começou a fazer aquele barulhinho estalado que a
gente costuma chamar de "agonia dos dados gravados"... O sistema de
arquivos deu erro, o PC travou, na reinicialização ele não reconheceu
o disco a não ser depois de três tentativas, etc.

Levei na manutenção e pedi ao amigo de lá que tentasse salvar os
dados. Ele clonou o conteúdo do HD (com tabela de partições e tudo)
para um novo HD (doze vezes maior!!!).

O sistema (previsivelmente) não está iniciando (entra no BusyBox em
vez de bootar o kernel). Eu tenho o CD de instalação (Desktop) do
Ubuntu (a versão que uso é a 8.04 LTS) e os diretórios /home estavam
em um HD secundário, que não foi afetado pelo problema.

Gostaria de saber se a clonagem resultou em um sistema usável ou se de
alguma forma é possível recuperar dados do HD. Na verdade eu só quero
poder salvar a pasta /var/cache/apt/archives para facilitar a
atualização do sistema quando eu o reinstalar.

Na verdade eu nem sei o que perguntar a vocês porque é uma situação
totalmente nova para mim e eu nunca nem tinha lido sobre "clonagem de
HDs" (e nem sei qual software ele usou para isso).

Alguém tem uma luz para mim (para pelo menos me orientar a fazer a
pergunta certa)?