[Ubuntu-BR] Swap, qual tamanho?

Xisberto xisberto em gmail.com
Domingo Novembro 2 13:55:00 UTC 2008

2008/11/2 Carlos Ribeiro <k4ribe49 em gmail.com>

> André, obrigado pela confirmação de minhas dúvidas. Mais uma pergunta: é
> possível verificar quanto de swap está (ou foi) utilizado na hibernação?
> Mesmo que para isso se use um LiveCD? Ou será que ao carregar o liveCD
> correira o risco de destruir os dados da swap?

Sim, geralmente um liveCD identifica a partição swap e a utiliza. Mas não
conheço a fundo o processo da hibernação (que é bem complexo, por sinal) e
pode haver alguma indicação na própria swap de que ela contém dados da
hibernação.

Por exemplo, uma vez eu hibernei, mas depois precisei alterar um arquivo de
configuração. Como tinha pouco tempo, iniciei no modo de segurança para ser
mais rápido, mas o sistema acabou carregando tudo o que estava na
hibernação.