[Ubuntu-BR] Gnome não inicia corretamente

Quinta Maio 29 00:29:32 UTC 2008

Eu tive que compilar o kernel vanilla com patch para RTAI (real time).
Mas eu tô enfrentando alguns problemas com a interface gráfica. Na verdade o
X sobe numa boa, mas o Gnome, hora sim hora não, não entra.
Chego a ouvir todo o som da inicialização, ver o splash do gnome, ele pinta
o pano de fundo, mas quando vai carregar o panel simplesmente não acontece
nada.
Tenho o skype instalado e funcionando no startup do gnome, chego a ouvir o
seu som entrando.
Quando faço ps, vejo o trackerd, o stardict, o NetworkManager, todos os
processos, mas o gnome não entra.
Tenho que fazer vários boots até que ele entra.
Quando entro com o kernel antingo (o padrão do ubuntu) não tenho problemas.
Mas uma informação, estou entrando via startx. Desabilitei o gdm porque com
ele não entrava era nada.
O que eu queria era idéias de onde procurar eventuais problemas e soluções.
Aproveitar para tentar aprender um pouco sobre a interface gráfica.
Onde fica o log do gnome? Sei dos logs em /var/logs/* mas não vejo nada
relacionado ao gnome em si.
Também, como vejo o log do boot? Aquele conjunto de saídas da inicialização?
Grato por qualquer ajuda.
Fiz algumas buscas na Internet mas meu problema ainda é genérico demais,
preciso primeiro focar em algumas coisas pra depois buscar a solução.

André Cavalcante