[Ubuntu-BR] Pulseaudio ou Alsa ? Hardy

Allison Almeida allison.almeida em gmail.com
Terça Maio 27 23:51:03 UTC 2008

Saudações à todos.

Seguinte, depois de longa e árdua busca na lista, google, etc., testes e
mais testes, ainda não consigo iniciar o Hardy com som funcionando.

O cenário é :
 - Notebook Toshiba
 - Placa de som Intel - Intel Corporation 82801DB/DBL/DBM
(ICH4/ICH4-L/ICH4-M) AC'97 Audio Controller (rev 03)
 - Alsa Instalado 1.0.16
 - Pulseaudio instalado 0.9.10
 - ESD habilitado nas propriedades do som do gnome
 - Só funciona o pcspeaker(beep) quando ligo a máquina.

Para funcionar o som preciso:
 - Com meu usuário, dar Kill no processo do pulseaudio;
 - Como root rodar "alsa reload" para recarregar os módulos usados pelo
Alsa(sim, porque /etc/init.d/alsa-utils restart não adianta neste caso);
 - Neste ponto já funciona o som, mas com meu usuário, rodo "pulseaudio"
para habilitar as aplicações que já estão configuradas para o uso de
Pulseaudio.

Se reiniciar a máquina, preciso refazer todo o processo.

Não encontrei nada na net que indique alguma preocupação séria do pessoal do
ubuntu em resolver este problema. Para uma versão LTS considero este um
problema gravíssimo, ainda mais porque está ocorrendo com muitos usuários(de
formas diferentes, mas sempre envolvendo als e pulseaudio)

Existem alguns bugs abertos no launchpad, mas não percebo muito trabalho
neles.

A idéia do pulseaudio é muito interessante, mas percebo o desenvolvimento
ainda bastante bugado, visto o wiki de "perfect audio"(ou algo parecido) no
site do pulseaudio.

Alguém tem alguma informação nova sobre este problema?

Obs.: Algum dos senhores sabe como posso automatizar o "alsa reload" durante
o boot de forma simples?

Desde já agradeço alguma idéia.

Abraços.

Allison Almeida.