[Ubuntu-BR] Linux sem ajuda

Quarta Maio 21 18:13:45 UTC 2008

Boa tarde.

Espero que entenda que estou apenas tentando colaborar com o pensamento da
discussão.

2008/5/21 Peter Parker <peter.parker.br em gmail.com>:

> Bem,
>
> Duas considerações Gustavo:
>
> 1 - No windows você resolveria facilmente com uma formatação e reinstalação
> de umas 3 horas aproximadamente, dependendo de sua máquina.

Talvez uma pessoa que esteja na faixa de incluída digitalmente, porque até
mesmo um usuário médio do Windows genérico sabe que nas Opções regionais e
de idioma dá para verificar qual a configuração do teclado e alterá-la. E
tem ainda a Restaração do Sistema, que é u'a mão na roda quando bem
utilizado. E para saber como usar, tem a Internet.

> 2 - Quantas vezes você atualiza versões do Windows? Normalmente você faz
> backup, formata e instala uma nova versão limpa.

Desde o Windows 3.1 atualizo minhas versões de Windows, apenas reinstalando
quando atualizo o hardware, e realmente, pelo menos eu nunca tive problemas
(nem com o Windows Me, que todo mundo odeia, me deu dor de cabeça).

Qualquer atualização precisa ser feita com duas perguntas na cabeça:
a. Vale a pena atualizar?
b. Vale o esforço?

Parece que as perguntas são a mesma mas tratam de duas coisas diferentes.
Vale a pena atualizar do Gutsy para o Hardy? Sim, do ponto de vista estético
e prático. Vale o esforço? A menos que todo seu hardware antigo seja
reconhecido de cara, digo que não. É o que me motivou a fazer o downgrade,
já que meu vídeo VIA deixou de ser reconhecido de cara, me levando a copiar
o xorg.conf do Gutsy para o Hardy. Isso sem contar o caso das permissões
malucas de backups retornados, que se ora se marcam somente leitura nas
pastas, ora nos arquivos, dependendo do humor do nautilus no Hardy.

> No Linux você está querendo atualizar de 6 em 6 meses e que tudo funcione
> perfeitamente? Tudo bem, é o desejável, mas sempre tem uma pontinha de
> problema e que demora na solução, paciência. Caso não tenha paciência, faça
> como no windows, formate e reinstale.

Não, o que ele quer é que, pelo menos, alguém diga: "cara, foi mal aí, mas
teu problema é novo pra mim. Será que mais alguém na lista pode ajudar o
amigo aqui?". Realmente, problema tem, soluções demoram, mas muitas vezes, o
Código é desrespeitado, mas vá lá, o Código é uma recomendação somente.

> Desculpe se pareci ofensivo e não contribuí com nada.

E desculpe a mim, se parecer que estou me intrometendo no assunto.

> Ewerton Dutra

João.