[Ubuntu-BR] Pasta /mnt

hamacker sirhamacker em gmail.com
Segunda Maio 19 16:57:04 UTC 2008

Mas se voce criar um linux from scratch, vai notar /mnt toda vez
precisa ser referenciado.
Sem o /mnt no disco, poderá apresentar problemas  ao montar a partição
root / no momento de manutenção.
Me lembro em versões passadas que na instalação do Ubuntu se voce
indicasse suas partições do Windows em /mnt ela não era auto-montada
no boot, mas se especificasse em /media, a automontagem era feita. Sei
disso porque no meu notebook não preciso acessar a partição Windows e
nem uma partição de recovery (caracteristica dos notes da HP) e esse
era um modo de não ser incomodado com dois ícones na area de trabalho
que não tinha uso.

Leio muita documentação e /mnt é amplamente utilizada em todas as
distros. Hoje, o local de montagem não é mais tão importante, o GNOME
ao montar compartilhamento usando protocolos como sshfs, smbfs e nfs
nem diz onde eles são montados e no caso de cdrom e pendrive é sempre
/media.

Quanto ao /opt, a única distro que ví usar (e muito) o /opt é o SuSE.

No debian, essa pasta não é importante porque simplesmente programa
nenhum do repositório vai se instalar lá. A saber, há três lugares
para se instalar programas nas mais variadas distros :
/usr/share
/usr/local/share
/opt

No Debian (e também muitas outras distros), não há dúvidas que é
/usr/share. Tem programas que se instalam no /opt como voce falou, mas
não são feitos para Debian. Para esses casos, desde o Conectiva10, nós
criavamos um o /opt como link simbolico para /usr/share, para que
esses programas alienados respeitassem o padrão da distro.