[Ubuntu-BR] Sobre minimoden de empresa de celular -- vivo i-iso s893v

Raphael Gomes rgna19 em gmail.com
Sexta Maio 16 01:00:04 UTC 2008

Olá pessoal To chegando agora aqui na lista e também ao linux. Comecei
minha vida na informática a cerca de 11 anos. Cheguei a usar um pouco
ainda o antigo m s dos.  Não me perguntem de dos porque eu não lembro de
praticamente nada. rsrs Usei as versões 9x do windows, depios a versão
xp, que é a que eu uso atualmente e também a que eu instalo. Agora
resolvi tentar a sorte no linux. Baixewi a última versão, 8, e instalei
em meu notebook. No entanto, encontrei alguns problemas. O mais sério
deles: Não consigo configurar meu moden. O meu moden é aquele da vivo,
i-iso s893v. Tentei a instalação através de um tutorial que colo mais
abaixo nesta mensagem. Não funcionou. E eu preciso de internet pra
instalar as outras coisas do computador. Esse negócio de dependência é
que tá pegando por aqui. Tudo aparece conforme o que deveria. Dêem uma
olhada no tutorial, vejam se ele dá certo. Se alguém conseguiu aí
configurar esse modelo de moden favor me passa os passos. Duas coisas
importante: eu comecei no linux a cerca de duas semanas, então algumas
coiass eu ainda fico perdido, embora já tá dando pra navegar
relativamente bem. Já consigo navegar entre os arquivos, abrir
aplicações via modo gráfico, abrir o terminal e exeutar alguns comandos
nele, logar como root e mais algumas coisinhas. Outra coisa: Não
enxergo. portanto, todo e qualquer passo a passo que possam passar
precisa ser o mais "tecladado" possível. Não vai adiantar dizer coisas
do tipo "clique no botão preto no canto esquerdo superior da janela".
Isso não vai adiantar pra mim. se precisar clicar em algo, diga o nome
desse algo que eu me viro aqui. Em linha de comando é tranquilo, embora
eu não goste muito de usá-la.
O tutorial que eu usei pra configurar o moden tá abaixo da minha
assinatura.

Raphael Gomes
Visite www.raphaelgomes.vanmix.com
Agora com muito mais recursos e mais interatividade.

Tem se tornado comum pessoas me indagarem sobre o funcionamento do vivo
zap no linux,
a resposta é simples, funciona e funciona bem, não importa oque a vivo
ou seus revendedores falem :)
para planos empresariais indico a Globocel empresas (propaganda de
mamãe) os modelos testados são:
-Kyocera KPC650
-YISO U893 (PEN USB)
-YISO S893 (DESK MODEM)
- AIKO ev-do

caso nao tenha o pacote ppp instalado execute como root em Debian:
#apt-get install ppp
ou no Mandriva:
#urpmi ppp

com lsusb identifique o fabricante e modelo da placa para carregar o
modulo;
para placas kyocera:
#modprobe usbserial vendor=0xc88 product=0×17da
para placas YISO:
#modprobe usbserial vendor=0xeab product=0xc893
para placas AIKO
# modprobe usbserial vendor=0×19d2 product=0xfffe

Agora crie/edite os arquivos:

1. conteúdo de /etc/ppp/chat-vivozap
[—]

ABORT “NO CARRIER”
ABORT “NO DIALTONE”
ABORT “ERROR”
ABORT “NO ANSWER”
ABORT “BUSY”
ABORT “Username/Password Incorrect”
SAY “VIVO Zap inicializando…\n”

# para placas YISO
“” “AT”
OK “ATDT#777″

#         para placas Kyocera
#”" “ATZ”
#OK “AT&C0+CRM=1″
#        OK “ATDT#777″

No próximo script, verifique se seu modem está na ttyUSB0 (para isto use
o comando dmesg). Se necessário, altere para ttyUSB1 ou para o
dispositivo adequado.

2. Conteúdo de /etc/ppp/peers/vivozap

ttyUSB0 921600 crtscts
noauth
defaultroute
usepeerdns
local
ipcp-accept-local
ipcp-accept-remote
lcp-echo-failure 0
lcp-echo-interval 0
login
user @vivozap.com.br
password vivo
multilink
novj
        novjccomp
persist
passive
connect ‘/usr/sbin/chat -v -f /etc/ppp/chat-vivozap’

3. Acrecente ao arquivo /etc/network/interfaces ( no mandriva não é
necessário )

iface vivo-zap inet ppp
provider vivo-zap

seguindo os passos basta executar m um terminal como root:
(para Debian)
# ifup vivo-zap
(para Mandriva)
# pppd call vivo-zap

pronto, já deve estar navegando :) para gerenciamento da conexão pode
ser utilizado o network-manager como usuário comum, porém para todos os
métodos existe um bug, o PPP não consegue fazer o handshake com a placa,
ou seja, caso venha a desconectar será preciso retirar a placa e
recolocar para poder fazer uma nova conexão.