[Ubuntu-BR] Problema tela de monitor - ubuntu 8.04 - driver restrito - nvidia

Victor Maida A. Maranhão vmaida em gmail.com
Segunda Maio 12 02:38:41 UTC 2008

Olá amigos,

até a sexta-feira eu estava usando em meu notebook hp6210 o 7.04 pois
não consegui instalar de modo satisfatório o 7.10 (todas aquelas opções
necessárias no boot não me animaram a mudar).

Quando o 8.04 saiu fiz um teste com o livecd e ele carregou normalmente
(no 7.10 o note travava no boot).

Fiz a instalação do 8.04, carreguei os drivers restritos, fiz toda a
configuração do compiz seguindo o tutorial do Hamacker e tudo parecia
estar funcionando perfeitamente.

Após algumas horas percebi os seguintes problemas:

1) não consigo acessar os demais terminais usando ctrl+alt+f[1-6]; a
tela fica preta;
2) o gnome-screensaver após algum tempo trava o computador sendo
necessário desligá-lo;
3) quando a tela do notebook é desligada ao fechá-lo, as vezes a tela
fica toda preta, não voltando ao normal e outras vezes o note trava
sendo preciso desligá-lo.

Tentei reconfigurar o X com dpkg-reconfigura xserver-xorg e ao reiniciar
o X sem o driver restrito os problemas sumiram. No 7.04 eu usava o
driver baixado direto da nvidia e não tinha nenhum destes problemas.

Gostaria de saber se alguém sabe o que pode estar acontecendo e como
resolver, pois não gostaria de deixar de usar o compiz e perder a
aceleração gráfica.

Obrigado.