[Ubuntu-BR] disco não reconhecido pela BIOS

Manoel Prazeres prazeres em impa.br
Sexta Maio 9 16:53:53 UTC 2008

Caros,

O disco interno do meu notebook pifou. Era um disco IDE. Emergencialmente, fiz uma instalação do Ubuntu em um pen drive
e funcionou muito bem. Lento é óbvio mas consegui viver alguns dias...

Olhando no mercado achei que seria mais vantajoso comprar um disco externo em uma gaveta USB do que arrumar um disco IDE
para notebook. Para testar, arranjei um disco externo emprestado, fiz a instalação e funcionou muito bem.

Parti então para a compra... Fiz a instalação e nada! Ou melhor, instala mas a BIOS ignora o disco na hora do boot.

Por que? Se havia funcionado antes? A diferença parece ser que o disco emprestado era IDE e o que comprei é SATA. Ou o
tamanho é muito grande (mais de 250GB). Para testar o disco que comprei e a instalação, cheguei a espetar ele
internamente em um PC e o boot foi normal.

Andei vasculhando o GRUB e realmente cheguei a conclusão que a BIOS não reconhece o disco mas outro Ubuntu rodando monta
normalmente o disco. Tanto que a instalação foi com sucesso.

O problema não deve ser específico do Ubuntu, mas como estou procurando uma solução para rodar com o Ubuntu...

Obrigado,
Manoel