[Ubuntu-BR] antivírus

Sexta Maio 9 11:36:18 UTC 2008

Bom dia, Arli.

Em Ter, 2008-05-06 às 01:00 -0300, Arli Pacheco escreveu:
> amigos me digam,
>
> e como fica aquele papo de q com linux estou livre de vírus?
> migrei pela convicção de ser o proj linux o melhor para toda sociedade e,
> entre as minhas alegrias é não ter q me preocupar com admnistrar certos
> tipos de questões de segurança por vulnerabilidade do sistema operacional.

Com o Linux, você não está livre de vírus, porque vírus de Linux
existem, mas são tão poucos e tão ineficientes que se diz propriamente
que eles não existem.

A preocupação, penso, quanto a anti-vírus rodando no Linux é para evitar
a contaminação de máquinas Windows que estejam numa rede híbrida, ou
para verificar arquivos em pendrives e outras mídias removíveis.

Quanto ao firewall, ninguém está livre de um ataque, apesar de estes
mesmos ataques às vezes serem ineficientes em sistemas como o Ubuntu,
que protegem o super-usuário de uso inadvertido.

J.