[Ubuntu-BR] Slackware 12.1 no AR!

Márcio H. Parreiras mhp em army.com
Terça Maio 6 20:39:00 UTC 2008

E aí, gente, tudo bem?

Também acho que isso de ficar discutindo distros é como chover no molhado,
porque cada uma delas tem seu público alvo, então vou mostrar apenas
opiniões pessoais, baseadas em uns dez anos de convivência com GNU/Linux
(com muito mais alegrias do que situações desagradáveis).
Comecei com a Conectiva 3.0 (Guarani), brinquei com ele alguns dias, mas me
identifiquei mais com a Filosofia Debian, então instalei a Debian 2.0
(Hamm). Deste período para cá, experimentei Red Hat, Slackware, Corel Linux
(alguém se lembra?), Suse, TurboLinux, Mandrake, Gentoo, Fedora, etc., por
isso vou postar minhas observações (repetindo, pessoais) sobre algumas
distros:

Slackware: Recomendado para experts, permite muita liberdade mas a um preço:
Por não ter uma política de sistema tão restritiva como outras distros,
especialmente as baseadas na Debian, exige que o usuário administrador saiba
bem o que está fazendo ao instalar e, principalmente, desinstalar softwares,
senão faz lambança. Praticamente tudo tem que ser feito na "unha", inclusive
a resolução de dependências. Para desenvolvedores e para quem quer estudar
código é uma ótima pedida.

Gentoo: É de linha mais recente, acho que tem a mesma audiência do
Slackware, porém seu gerenciamento de pacotes, o Portage, é muito avançado.
Para se aproveitar todo o desempenho da máquina, somente o código fonte dos
pacotes (atualizadissimos) está disponível e deve ser compilado para a
máquina onde o sistema vai rodar. Traduzindo: Demora-se uma semana, ou mais,
para finalizar um desktop com Gnome, Openoffice, Firefox, etc. Infelizmente
não tenho tempo, nem saco, suficientes.

Debian: Consistente, segura, pouquíssimos bugs, excelente gerenciamento de
pacotes e dependências. Só que esta observação vale apenas para a versão
estável (Stable, atualmente a 4.0r3), que padece de ser um tanto
desatualizada. Quem quer softwares mais novos deve instalar a versão de
testes (Testing), mas vai encontrar bugs eventuais e penar com uns 50 a
100MB de atualizações quase todos os dias. Há também a versão instável
(Unstable), com programas "saídos do forno", e é ótima para quem quiser
sofrer enfartos, ataques de fúria, depressão, etc.

Ubuntu: Uma Debian "testing" domesticada :-). Possui pacotes bastante
recentes e uma facilidade incomum para ser administrada, sendo que esta
última qualidade a torna alvo de críticas por parte de "linuxers" mais
radicais, que consideram isto um enfraquecimento na segurança. Porém acho
que foi exatamente tal facilidade que disseminou o Windows da Micro$oft e,
além do mais, o elo mais importante na cadeia de segurança é o
profissionalismo do administrador e a preparação dos usuários. São estes
fatores, especialmente o primeiro, que determinam se um sistema Linux pode
ser fácilmente contaminado por rootkits e afins, ou então que um sistema
Windows pode ser bem mais seguro que a média (digo com experiência própria,
tenho clientes, com várias máquinas Windows em rede, sem incidentes com
vírus há mais de um ano).

Red Hat, Suse, Mandriva e outros comerciais: Fujo delas. São comerciais.
Contém ferramentas e aplicativos proprietários, bonitos e fáceis, para
viciar administradores e usuários que navegam ao sabor dos intere$$es das
empresas que vendem estas distribuições (qualquer semelhança com a gloriosa
M$ não é mera coincidência).

Quanto à questão da capacidade da máquina, quase todas as distros são
bastante customizáveis, basta saber escolher que softwares, ou variantes da
distribuição, devem ser instalados. É exatamente aí que o Windows perde feio
para o Linux.

Finalizando: Hoje uso Ubuntu 7.10 (Gutsy) no meu micro pessoal porque, na
posição de usuário, quero ter mais vida social além do teclado, mouse e
monitor, já basta o meu trabalho. Por este mesmo motivo ainda nâo atualizei
para o Hardy, vou esperar um mês ou dois para que a poeira se assente, hehe
:-). Uso também a Debian 4.0 (Etch) em um roteador/firewall/proxy/servidor
de arquivos. É um heróico Pentium MMX 233MHz c/ 128MB, não é nem desligado
há meses. Em máquinas de clientes instalo Debian, Ubuntu Desktop ou Ubuntu
Server, depende do hardware e do objetivo.

É isso aí, desculpem-me pela extensão do post, e agradeço por o terem lido.

--
Márcio H. Parreiras @ Pedro Leopoldo - MG - Brazil

Por favor evite enviar-me anexos Excel (.xls), PowerPoint (.ppt) ou Word
(.doc);
Veja http://www.gnu.org/philosophy/no-word-attachments.pt-br.html

Please avoid sending me Excel (.xls), PowerPoint (.ppt) or Word (.doc)
attachments;

Navegue com segurança: http://br.mozdev.org

Surf safely: http://www.mozilla.com/en-US

Experimente http://www.broffice.org

Try http://www.openoffice.org

"A caixa dizia: Requer MS Windows ou superior, então eu instalei Debian/GNU
Linux!"
http://www.debian.org/index.pt.html

"The box said: Requires MS Windows or better, then I installed Debian/GNU
Linux!"
http://www.debian.org/index.en.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux

http://en.wikipedia.org/wiki/Linux

Codificação de caracteres / Character encoding: Unicode (UTF-8)
.