[Ubuntu-BR] drive ATI accelerated video

Emanuel Moraes ejsmbr em gmail.com
Segunda Maio 5 14:48:50 UTC 2008

Ola gente, to meio perdido aqui :-(

Eu estou com problema na minha placa de vídeo: ATI Radeon Xpress 200M

Bom! eu segui as indicações deste link (
http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu_Hardy_Installation_Guide) Método 2 e
consegui instalar a minha placa, pra dizer a verdade pra vcs, ficou muito
bom, instalado direitinho ;-)

mas ele manda fazer algumas configurações no micro pra não usar os drives do
repositório e só usar o deles...

   - /etc/default/linux-restricted-modules-common

   - DISABLED_MODULES="fglrx"

   -

   sudo rm /usr/src/fglrx-kernel*.deb

bom! acho que vcs ja devem estar acostumado com isso, mas é o seguinte minha
placa tem um driver de aceleração 3D que aparentemente não foi instalado...
porque quando eu rodo qualquer programa com graficos 3D, da pau no micro e
tenho que reiniciar (por exemplo: o glxgears).

agora vem a minha duvida mesmo... como faço para instalar esse driver de
aceleração 3D? ja que o fglrx foi proibido e etc
posso habilita-lo e fazer só a instalação deste driver de aceleração? ja que
ele esta aparecendo naquele programinha de Drivers Restricted. Como faço
isso?
e alias... depois de todo o processo de instalação esse programinha
desapareceu do menu, como faço para recupera-lo?

obrigado, Emanuel Moraes

PS: abaixo esta um paragrafo do manual dizendo que eu preciso habilitar
"TexturedVideo enabled to support accelerated video playback", como eu faço
isso gente? :-o

Please note: Depending on the particular ATI card that you own, you may or
may not automatically have all of the relevant driver features enabled.
R5000 and R600 cards (X1xxx, HD seris, and newer) in particular will need
TexturedVideo enabled in Xorg.conf (rather than the traditional
VideoOverlay) in order to support Xv accelerated video playback.