[Ubuntu-BR] acentos ubuntu 8.04

Ari Caldeira aricaldeira em gmail.com
Sábado Maio 3 04:21:30 UTC 2008

Hugo,

Tem como você tirar uma foto do seu teclado, e disponibilizar em algum
lugar pra gente ver?

E experimente fazer o seguinte, edite o arquivo /etc/environment e
acrescente nele as seguintes linhas:

GTK_IM_MODULE="xim"
QT_IM_MODULE="xim"

O problema de acentuação no X não é só do teclado, cada framework
gráfico (GTK ou QT) usa uma determinada biblioteca para tratar os
acentos.

No QT é padrão usar o xim (X input method), que tem os arquivo de
configuração em /usr/share/X11/locale/pt_BR.UTF-8/Compose. Esse
arquivo Compose pode ser editado para você colocar suas próprias
regras de composição de caracteres e acentuação, tipo, til + n sair
"não" ao invés de "ñ".

No GTK eles usam um jeito diferente, que só funciona em aplicativos
GTK, e que você seleciona clicando com o botão direito do mause e
escolhendo a opção Métodos de entrada, e depois a opção Cedilha, para
poder digitar acento agudo + c e obter o "ç".

Colocando aquelas 2 variáveis no arquivo environment, todos os
aplicativos gráficos, sejam desenvolvidos usando QT ou GTK vão usar o
mesmo método de acentuação, o padrão do X, que permite todo tipo de
acentuação, para uma infinidade de línguas.

Outra coisa que você pode verificar é o locale. No Gnome, vá em
Sistema, Administração, Suporte a idiomas. Veja se o idioma padrão
está Português (Brasil). Se não estiver, altere, reinicie o
computador, e diz pra gente o que deu, certo?

Ari Caldeira
TecladoBrasileiro - www.TecladoBrasileiro.com.br