[Ubuntu-BR] Ajuda para instalar com Windows já particionado

Quarta Março 26 00:09:03 UTC 2008

Algumas considerações:

Em 25/03/08, Jacson Marcelo Mendes Oliveira <jacsonmarcelo em gmail.com>
escreveu:

> Amigos!
>
> Estou instalando o K/ubuntu em 3 máquinas que tenho e tenho uma dúvida que
> não consegui resolver no fórum, nem nos guias indicados no site.
>
> Ocorre que as 3 máquinas são particionadas em 2 partes, uma para o
> SO(Windows) e outra para Dados.
>
> Minha dúvida é se posso instalar o Ubuntu, por exemplo na partição dos
> DADOS, mantendo os dados para que eles possam ser usados pelo novo SO, ou
> se
> tenho de remover os dados desta partição?

Resposta curta: NÃO.
Resposta não tão curta: A partição para dados provavelmente é ntfs ou fat. O
Linux não pode ser instalado em nenhuma delas.

No momento da instalação, o INSTALL vai me mostrar as partições que já
> existem e eu vou escolher a partição dos dados?

Resposta curta: NÃO.
Resposta não tão curta: Você deverá ter espaço livre sobrando para poder
criar ao menos uma partição para o sistema e outra para swap.

Tem como eu visualizar os dados que já estão armazenados rodando o Ubuntu a
> partir do CD e usar ele mesmo para mover os dados ser for
> preciso?(Explico:
> uma das máquinas travou o Windows (o boot, W2000, tela azul), mas o Ubuntu
> roda sem problema a partir do CD)

Resposta curta: SIM
Resposta não tão curta:  Você  DEVE usar o live-CD, programa gparted para
mexer nas suas partições e depois instala o Kubuntu.

P.S.: Resposta "malcriada": porque você não abandona de vez o windows?

Claro:  me parece que o ideal aqui seria um tópico de algum fórum, ou algum
> tutorial, mas esta minha dúvida parece ser tão especifica que não sei se
> tem
> tal tópico

Difícil não ter conseguido nenhuma informação sobre isso antes: se você
digitar "instalando ubuntu com windows" no google, aparecem mais de 3
milhões de resultados.

É isso.

André Cavalcante
Porto Alegre, RS