[Ubuntu-BR] RES: Drive externo USB

Xisberto xisberto em gmail.com
Quarta Março 19 00:33:23 UTC 2008

2008/3/18 Daniel de Oliveira <akulatraxas em gmail.com>:

> Posso estar falando besteira, mas FAT32 tem um limite de 32Gb quando
> se trata de versões do windows até o 98. A partir do ME ele suportava
> tamanho maiores, não lembro o limite ao certo.

 A coisa é mais complicada, a Microsoft colocou limite de 32GB em FAT32 para
o 2000 e o XP, mesmo que FAT32 possa ser maior que isso:

Windows XP and Windows 2000 limit partition creation to no larger than 32GB
on FAT32. This limitation is by design: Microsoft wants you to use NTFS for
large drives. If you use Windows Me or Windows 98 to format a drive, XP and
Win2K can use a FAT32 partition larger than 32GB; however, these OSs can't
create the partition. Also, keep in mind that when you use ATA/IDE hard
disks larger than 127GB, you might need to update your computer's or hard
disk controller's BIOS to properly support those larger drives.
Fonte:
http://windowsitpro.com/article/articleid/38803/understanding-file-size-limits-on-ntfs-and-fat.html

> Acho que o ideal seria voce criar mais de uma partição ou ver se vale
> deixar como um FS de linux (pra ler arquivos de linux no windows tem
> 1001 programas, sendo ext2/3 ou reiserfs). Até pro teste que eu sugeri
> seria legal você tentar um FS nativo de linux e usar um prog de
> windows pra ler os mesmos.

 Não sei o quanto seria legal usar um fs de linux no Windows. Acho que é
menos estável que o NTFS no Linux. Alguém confirma ou nega?

 Você pode experimentar formatar o HD em FAT32 no Linux e ver se o XP
reclama na hora de exibi-lo. Use o gparted para fazer a formatação se não
conhecer o comando correto. Instale com "sudo aptitude install gparted" e
depois procure por ele em Sistema>Administração.