[Ubuntu-BR] Normas abnt

Salles salles.web em gmail.com
Segunda Março 17 14:34:01 UTC 2008

Prezado Hugo,

Não é uma questão de normas, é uma questão de rotina. É costumeiro o uso
do windows por professores e a fonte básica do windows é a Times New
Roman, por isso quase tudo que você encontra vem com este formato.
As pessoas abrem um editor e saem digitando com a fonte padrão do
sistema, não se preocupam em altera-la para verificar a estética do
documento, apenas modificam seu tamanho, aplicam negrito ou sublinhados.
É uma questão de hábito, apenas isso e, creio que alguns são até
intolerantes e exigem trabalhos apresentados com esta fonte e definem o
tamanho a ser utilizado.
A não ser que exigido, creio que você pode utilizar a fonte que quizer,
apenas respeite o padrão de tamanho. Só procure utilizar fontes que
possuam a acentuação brasileira, pois ao abrir um destes documentos no
windows, haverá a alteração da fonte e, se não compatível, o texto sairá
truncado com simbolos ou marcas típicas de "caractere não reconhecido".
Se preferir evitar problemas, simplesmente coloque as fontes do windows
no linux. Se for apresentar seu trabalho impresso, não se importe com a
fonte que usou, se importe com a estética do documento.

Lembre-se: Assim como o windows tem suas fontes padrões, o Linux também
as tem. Cada um na sua, arquivos de fontes tem aos quilos para você usar
em qualquer sistema.

Abraços,

Salles (Nethell)