[Ubuntu-BR] rsync alguém usa??

Marcelo Subtil Marcal marcelo em smarcal.com
Sexta Março 14 13:39:37 UTC 2008

2008/3/14 Nilson Chagas <nilson.chagas.silva em gmail.com>:

> Valew nos sites que procurei nenhum tinha as opções que você me passou.
>
> E sobre o man eu não sabia, tá arquivada sua mensagem, para não esquecer.
>
> Aproveitando que parece que vc conhece bem o rsync, vc acredita que
> funcionaria, para manter um ftp de um site atualizado com o meu projeto
> local???

O rsync é utilizado para sincronizar diversos tipos de repositório. Algumas
distribuições Linux o utilizam para replicar seus "mirrors".

Para você utilizar o rsync você deve executá-lo no computador onde está o
ftp em modo servidor (daemon), ou então, é necessário ter acesso ssh ao
servidor onde está o ftp. (utilizando rsync -e ssh -ua <origem> <destino>)

O rsync não "conversa" com o protocolo ftp, ou seja o rsync não pode enviar
ou receber arquivos utilizando ftp. O rsync utiliza seu próprio protocolo de
transferência, inclusive permitindo controle de velocidade de
upload/download (controle de banda).

Existem vários tutoriais e guias, inclusive em portugês,  de como
sincronizar dois diretórios utilizando o rsync. Infelizmente eu não lembro
de nenhum agora de cabeça, mas vale a pena dar uma procurada no google por
"tutorial rsync".

--
Marcelo Subtil Marcal
marcelo em smarcal.com