[Ubuntu-BR] Ubuntu no Pendrive

Daniel Cassiano danielcassiano em gmail.com
Quarta Março 12 11:47:04 UTC 2008

Fala Luderson,

Blz?

2008/3/12 Luderson Costa <luderson em gmail.com>:
> Pessoal, alguém sabe de algum tutorial que me ajude a instalar o ubuntu num
>  pendrive
>  para depois usá-lo para bootar qualquer máquina, como se estivesse no CD
>  ainda?

Já passei por uma necessidade parecida há algum tempo atrás encontrei
uma solução na web.
Existe um script feito por um desenvolvedor do Red Hat e adaptado para
o Ubuntu por um de seus desenvolvedores.

>  Só tem um porém, preciso que o processo possa ser feito no windows e outra,
>  não tenho gravador de CD.

Porém, esta solução é para ser feita no Linux. No meu caso, fiz no
próprio Ubuntu.
Segue a receita, caso lhe sirva nessas condições.

- Baixe uma iso do Ubuntu Live CD [1], na versão que preferir.
- Baixe o script [2].
- Torne-o executável - $ chmod 755 isotostick.sh
- $ sudo ./isotostick.sh nome-do-ISO /dev/sdX (onde X é onde está
localizado o pendrive, por exemplo sdb1).
Se houver dependências do syslinux e mtools, instale-os:
- $ sudo apt-get install syslinux

Perguntará se deseja instalar pacotes não selecionados previamente, dê
"Yes", pois aí ele instalará também o mtools.

[1] - http://www.ubuntu.com/getubuntu/download
[2] - http://www.startx.ro/sugar/isotostick.sh

Qualquer dúvida, poste aí que tentamos ajudá-lo.

Abraços,

--
Daniel Cassiano

UbuntuUser: #13033