[Ubuntu-BR] Programa Saudador parece estar falhando

Leonardo Bernardes inmovil em gmail.com
Terça Março 11 04:03:47 UTC 2008

Passei a noite tentando resolver esse problema. O GDM não carregava, ao
invés disso era apresentada essa mensagem de erro: Programa Saudador parece
estar falhando.

Procurei no Google, pouco mais de vinte referências ao problema em
português. Por sorte achei o termo em inglês correspondente ao Saudador,
Greeter. Daí descobri uma boa base de referência. Muita gente com o mesmo
problema. Mudei configurações no gdm.conf, desabilitei o gdm no init.d, até
que lembrei que havia instalado uma fonte pouco antes de o problema
aparecer. Achei improvável que essa fosse a causa do problema, em todo caso,
no desespero, tentei então apagar a fonte. Dei o reboot e então o gdm
apareceu, alterado, pois eu havia modificado a opção gdmgreeter por
gdmlogin, conforme instruções em sites estrangeiros.

Entrei no sistema, copiei a fonte de novo e reiniciei o X só por descargo de
consciência. Para minha surpresa, o erro ocorreu de novo. Só daí caiu a
ficha e vi que era real a possibilidade de a fonte ter provocado a pane.
Alterei as configurações que eu havia modificado, fiz vários testes até ter
certeza de que era ela mesma que havia provocado o incidente.

A pergunta que eu faço a vocês, que têm mais experiência do que eu, é: como
uma fonte (True Type, diga-se de passagem), pode interromper e impedir o
trabalho o GDM?

Abraços,

PS. Se estiverem curiosos pra saber qual é a fonte, aqui vai ela:
http://www.pentacom.jp/soft/ex/font/museum.cgi?action=dl&id=20050415015417