[Ubuntu-BR] Java (bb) no Hardy

Salles salles.web em gmail.com
Segunda Março 10 16:58:11 UTC 2008

Bem, vomos lá:

Quando instalei o Office do BB nno Ubuntu (7.04), a primeira coisa que
ocorreu foi justamente a falta do Java e fui encaminhado para o Java Sum
para realizar a instalação.
Baixei o JRE 6 (para linux) e segui as instruções do site. Bem, para um
novato, foi um desastre: os arquivos foram criados em uma pasta fora do
diretório do Mozzila e o plugin não funcionava de jeito nenhum.
Desinstalei os javas, reiniciei o Ubuntu e parti para a instalação
destes pelo Synaptic, na ordem: primeiro o 5.0 e em seguida o 6.0.
Reiniciei o firefox e tudo correu normalmente, sem qualquer problema.
Na máquina de minha filha, este procedimento foi efetuado com o 7.10 e a
instalação direta do plugin JRE 6., pois o 5.0 já estava ativo. Acessado
o BB, não houve problema no aplicativo.
Talvez fosse aconselhável realizar este processo, pode ser que a
instalação do JRE 6 não tenha sido efetivada com sucesso. Experimente
desinstalar ambos os rumtimes e reinstala-los.

PS: O funcionamento do Java não me parece muito estável no BB, por vezes
as telas de formulário (preenchimento) não se reativam após uma operação
e sou forçado a recarregar o gerenciador... Não contactei o suporte
sobre isto mas creio que eles estão fazendo ajustes no sistema para
linux. Vamos aguardar.

Abraços,

Salles (Nethell)