[Ubuntu-BR] Autoração DVD

hamacker sirhamacker em gmail.com
Terça Março 4 20:05:18 UTC 2008

comentando...

Em 04/03/08, Laura<laura.ssb em gmail.com> escreveu:

> [...]
>  >  convert_any2avi.sh meuvideo.avi
>  >
>  >  ou para todos naquele diretorio :
>  >
>  >  convert_any2avi.sh
>  >
>  >  ou para converter para mpeg :
>  >
>  >  convert_any2avi.sh meuvideo.avi -dvd
>

> Hamacker, quer dizer que isso é um programa, é?
>
>  Confirma para mim: eu colo o texto que vc mandou para um arquivo e
>  salvo com o nome convert_any2avi.sh, depois copio para a pasta
>  /usr/bin e mando executar no terminal como faria com qualquer

Sim.
Não é extensão que determina se o arquivo é exeutável, mas o atributo
"x" dado ao arquivo e também o cabeçalho do arquivo, por exemplo, na
primeira linha do script eu coloquei.

#!/bin/bash

Isso significa que meu arquivo é executável, mas quando executa-lo
será o /bin/bash que o gerenciará.

>  Qual o comando que eu dou para copiar para a pasta /usr/bin, pq tem q
>  ser como sudo, não é? Diga aí, sei q para vc é fácil, só mais uma
>  linhazinha para esta menina aqui...

Voce dá um ALT+F2 e executa "gksu nautilus", assim voce abrirá o
nautilus com permissões administrativas que permitirá copiar qualquer
arquivo para qualquer lugar.

>  Mais uma pergunta: ele salva por cima do arquivo ou cria outro?

Arquivos com o mesmo nome sempre serão substituidos. Quando voce copia
um arquivo para o mesmo lugar de origem, daí então ele coloca prefixo
como "copia #1 de..."