[Ubuntu-BR] Bateria Notebook

Xisberto xisberto em gmail.com
Quinta Junho 19 12:19:20 UTC 2008

2008/6/18 Bernardo Rangel Tura <tura em centroin.com.br>:

> [...]
>   4,3% ( 46,4)       <interrupção> : ndiswrapper
>   2,9% ( 31,2)   <kernel module> : ntoskernel_init_device
> (update_user_shared_data_proc)
>   2,5% ( 26,5)              Xorg : schedule_timeout (process_timeout)
>   2,2% ( 24,2)           firefox : futex_wait (hrtimer_wakeup)
>   2,0% ( 21,7)           ntos_wq : wrap_set_timer (timer_proc)
>   1,2% ( 13,0)       compiz.real : schedule_timeout (process_timeout)
>   0,9% ( 10,0)       <interrupção> : eth0
>   0,9% ( 10,0)    NetworkManager : tg3_open (tg3_timer)
>
> Isto me parece sancrito antigo....
>
> Sera que alguem me ajudaria a entender isto ...

Como eu disse, este programa mede que processos mais chamam a cpu e causam o
maior gasto de energia.
Veja que o grande vilão é o teclado e o mouse, mas isso não tem como evitar.

Como o segundo lugar é o Kernel IPI, procurei por ele no Google e encontrei
uma lista de discussão exatamente sobre uso de energia. Veja esta mensagem:
http://mail.lesswatts.org/pipermail/discuss/2007-November/000099.html
A pessoa que respondeu falou que algum processo pode estar usando muito a
cpu,forçando que o kernel esteja sempre alternando suas tarefas (entre este
proesso e a interrupção do teclado, por exemplo). Use o monitor do sistema
para ver que processo está abusando de sua cpu e veja se você pode se livrar
dele.

O powertop mostra abaixo desta lista algumas dicas (geralmente 5) para
diminuir o gasto de energia. Algumas delas podem ser aplicadas por comandos
ou editando arquivos, mas o powertop dá a chance de executar cada uma delas
pressionando uma tecla.