[Ubuntu-BR] Ubuntu e processos 'kacpid' e 'kacpi_notify'

Bohrer fjbohrer em gmail.com
Quarta Junho 11 17:53:12 UTC 2008

Pessoal, bom dia..

Tenho em meu desktop uma motherboard Intel D945GCCR. Acontece que existem
dois processos chamados 'kacpid' e 'kacpi_notify' que consomem, de forma
ininterrupta, aproximadamente 50% do meu processador..

Pesquisando pela net, encontrei diversos parâmetros a serem passados para o
kernel na inicialização do sistema com o intuito de resolver o problema..
Consegui resolver usando este: acpi=off

Porém, a partir daí percebi que minha máquina contava com apenas um núcleo
de processamento.. e não os dois habituais..

Descobri aqui [
http://www.linuxquestions.org/questions/linux-software-2/kacpid-eating-cpu-99-cpu-time-213429/]que
o responsável por isso é o acpi=off..
*'Remember acpi=off will not work on dual core machines , if you use this
only one core will get active'*

Bom, li na mesma página que um 'modprobe thermal' e um 'modprobe fan'
resolveriam o problema.. porém, de acordo com o /proc/modules, esses módulos
já stavam carregados em meu sistema.. na dúvida, baixei e levantei eles de
novo mas não adiantou..

Li também que era necessário um 'apt-get install acpi acpid'.. fiz a
instalação porém não adiantou também..

Minha pergunta eh:

Alguém conhece alguma forma de eliminar esses processos fazendo com que
minha maquina continue detectando os dois núcleos de processamento?

* kill como root não adianta.. eles são provenientes do kernel..

Segue a saída do lshw [ primeiras linhas apenas ]

###
bohrer-desktop
    width: 32 bits
    capabilities: smbios-2.4 dmi-2.4 smp-1.4 smp
    configuration: boot=normal cpus=1
uuid=223C46CC-E16B-11DB-AB18-0013D4D9C9E8
  *-core
       product: D945GCCR
       vendor: Intel Corporation
       physical id: 0
       version: AAD78647-302
       serial: BTCR713021EJ
       slot: Base Board Chassis Location
     *-cpu
          product: Genuine Intel(R) CPU            2140  @ 1.60GHz
          vendor: Intel Corp.
          physical id: 0
          bus info: cpu em 0
          version: 6.15.2
          serial: 0000-06F2-0000-0000-0000-0000
          slot: LGA 775
          size: 1600MHz
          capacity: 4GHz
          width: 64 bits
          clock: 200MHz
          capabilities: boot fpu fpu_exception wp vme de pse tsc msr pae mce
cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2
ss ht tm pbe nx x86-64 constant_tsc arch_perfmon pebs bts pni monitor ds_cpl
est tm2 ssse3 cx16 xtpr lahf_lm cpufreq
          configuration: id=0
###

Um abraço