[Ubuntu-BR] Sintetizador de Voz espeak

Raphael Gomes rgna19 em gmail.com
Domingo Junho 8 01:49:58 UTC 2008

Deixa eu ver se eu entendi: você quer que a coisa funcione em windows ou
em linux? O espeack tem versões para linux e para windows. Aquele
negócio computadorizado  tem a ver com uma coisa que chamamos de
prosódia. Prosódia é a regulagem da "melodia" da voz, o que faz o
sintetizador parecer natural ou não. Eu não sei como é feito isso no
espeack ou mesmo como é o processamento/armazenamento dos fonemas. Agora
no caso do espeack ocorre o seguinte: Ele foi desenvolvido primariamente
para o inglês. Depois se faz adaptações, com inclusão de regras que
permite ao espeack falar em outros idiomas, mas essas regras não são
muito bem aplicadas no caso do espeack como são no caso do eloquence for
jaws, sintetizador hoje de propriedade da freedomscientific que o
comercializa imbutido em seu leitor de tela, jaws for windows. A
configuração varia muito de um sintetizador pra outro. Por exemplo, o
sintetizador
Liane tts do serpro tem configuração relativamente fácil e bem
customizável. Já o sintetizador Raquel da Scansoft praticamente não
exige configuração por parte do usuário, exceto a velocidade e a
tonalidade, que é regulada pelos produtos que os utiliza, por exemplo o
orca. Quanto ao alongamento de fonemas você pdoe verificar que isso
acaba acontecendo mais quando o sintetizador está falando lentamente.
Quando a fala é mais rápida isso quase que desaparece. Você pode brincar
um pouco com o espeack e exploprar um pouco ele por usar, no linux, o
orca leitor/ampliador de telas. Ele está localizado entre as tecnologias
assistivas. Ative-as que você consegue mexer na velocidade e na
tonalidade do espeack através do orca. O reconhecedor de voz que eu
conheço, e ainda assim para windows, é o motrix, desenvolvido pela ufrj.
Ele permite o que tu quer, digitação através de fala, usando o alfabeto
de aviação. Por exemplo, alfa, juliet, lima, osca, romeu ... correspondem
as letras a, j, l, o e r.

Visite www.raphaelgomes.vanmix.com
Agora com muito mais recursos e mais interatividade.

Abaixo a mensagem de "Andre Cavalcante" <andre.d.cavalcante em gmail.com> recebida por "Lista de discussão do LoCoTeam Brasileiro"<ubuntu-br em lists.ubuntu.com> em Sabado,
7 de Junho de 2008 21:18

Comecei a usar o espeak hoje e me surpreendi.
É uma maravilha termos essa tecnologia open source e disponível.
Mas agora quero dá uma de bacana pro pessoal do Windows e montar um sistema
bem inteligente (e pra lá de acessível).
Preciso de algumas coisinhas:

1) Tem como criar um diálogo interativo na Internet? Tipo assim, eu digito
aqui e no lugar de aparecer o texto (até poderia) sairia a voz do outro
lado.
2) Uma maneira de configurar o espeak (ou outro sintetizador) para melhorar
a qualidade - por enquanto a voz tá parecida muito com uma voz
"computadorizada", o que é bom até um certo sentido. Talvez ajeitando a
altura e velocidade. Também os fonemas estão se alongando demais, criando
uma interação cruzada com os fonemas a frente. Resumo: tem como melhorar a
qualidade?
3) Tô precisando de um reconhecedor de voz (comando de voz). Pode ser em
inglês. Mas o que eu queria mesmo era poder ditar o texto e as letras
aparecessem

Se alguém puder ajudar. Ei pessoal da acessibilidade, você tem alguma
experiência com isso?

André Cavalcante
http://wiki.ubuntu-br.org/ComeceAqui  -