[Ubuntu-BR] Como transformar um arquivo numa lib?

Deocleciano Maranhao Neto ntdeocle em gmail.com
Sexta Junho 6 17:08:48 UTC 2008

Olá a todos,

Instalei o Ubuntu 8 recentemente e, tenho um problema que não consegui
resolver.
Estou instalando um arquivo lib no diretório /usr/lib mas quando  digito o
comando :

ls -l *.so

aparecem as permissões assim:

-rwxrwxrwx 1 ntdeo ntdeo   42956 2005-02-15 17:39 cook.so

Eu gostaria de saber como fazer para que no primeiro "digito"
de permissão apareça a letra l de lib, para que eu possa
utilizar o arquivo como uma lib.

Obrigado!

--
Deocleciano Maranhão Neto.

"Eu posso alcançar a imortalidade: basta não me desgastar.
Você também pode alcançar a imortalidade: basta fazer apenas uma coisa
notável."