[Ubuntu-BR] Compartilhar impressora em ambiente Ubuntu

João Olavo Baião de Vasconcelos joaoolavo em gmail.com
Quinta Junho 5 19:39:00 UTC 2008

Opa!

Eu tenho uma impressora conectada via USB em um comp com Ubuntu aqui em
casa.
O que é preciso fazer para compartilhar essa impressora com meu outro comp
com Ubuntu?

Eu estou fazendo da seguinte maneira, em Sistema -> Administração ->
Impressão:
- No servidor:
  - A impressora está funcionando perfeitamente.
  - Em "Configurações do servidor", marquei "Compartilhar impressoras
publicadas conectadas a este sistema"

- No cliente:
  - Cliquei em "Nova impressora"
  - Cliquei em "Internet Printing Protocol (ipp)"
  - Em "Nome da máquina", coloquei o IP do servidor de impressão.
  - Cliquei em "Localizar fila..."
  - Selecionei a impressora instalada no servidor e cliquei em Ok.
  - O "nome da máquina" foi modificado, trocando o IP pelo hostname do
servidor e adicionando ".local:631". Eu troquei isso pelo IP + porta (
192.168.0.2:631), pois só assim que funciona qd eu clico em "Verificar...".
  - Cliquei em "Verificar..." e apareceu a msgs informando que a impressora
está acessível.
  - Cliquei em Frente e finalizei a instalação.

Mas qd imprimo, o trabalho fica na fila de impressão eternamente.

Faltou eu fazer alguma coisa??

Valeu!!
--
João Olavo Baião de Vasconcelos