[Ubuntu-BR] 32 ou 64 bits??? a pergunta que teima em não calar...

Andre Cavalcante andrecavalcante em ufam.edu.br
Sexta Julho 18 20:29:25 UTC 2008

Olá gente.

2008/7/17 Bruno Correia <bcorreia em gmail.com>:

> Centrino é uma plataforma composta de processador (sempre com final 5,
> 845, 915, 945, 965, p45) + chipset + rede wifi Intel, dessa forma
> existem várias plataformas Centrino, desde as primeiras que usavam os
> Pentium M cores Banias e Dothan, 32 bits,  single core  os Core Duo, que
> usavam core Yonah,32 bits, que podiam ser Dual Core e Single Core, e os
> Atuais Core 2 Duo, 64 bits, com cores Meron e Penryn, que podem ser dual
> Core ou até Quad core com os novos C2Q mobile, portanto não da pra saber
> qual a largura das intruções do processador só pela plataforma.

Bruno, acho que você matou a parada.
Como eu disse, eu não entende muito de 64bits. Entendo um bocado de 32, mas
não de 64.
A minha máquina é um Centrino Duo, também. Por isso vejo 2 núcleos.
A da minha esposa deve ser uma dessas de 1 núcleo só. Vou confirmar.
Mas tá começando a ficar fora do tópico

> E se não me engano, tanto os Athlons quanto os Pentium Netburst e Core2
> não se fazem desse recurso de utilizar os bits não utilizados pela
> instrução para "juntar" duas contas em um ciclo.

Eu também acho que isso não acontece (tenho quase certeza). Agora a dúvida
que eu ainda tenho é se um processador de  64 bits, se instalado um linux 32
bits ele acaba vendo 2 processadores de 32 lá dentro. Claro que tem que ter
uma base de núcleo duplo e coisa assim.

André Cavalcante