[Ubuntu-BR] 32 ou 64 bits??? a pergunta que teima em não calar...

Ricardo Salles nem-te-ligo em ig.com.br
Sexta Julho 18 00:42:19 UTC 2008

Andre,

Eu posso estar enganado, mas eu não me lembro se a linha Centrino é Dual
Core, eu dei uma passada rapida no site da Intel mas não encontrei nada
sobre essa linha numa olhada superficial.
Bom, o que eu quero dizer é que, se o seu processador só tem um nucleo
(Core) mas esse nucleo for de 64bits, o sistema operacional, pelo menos
alguns, de 32bits, reconhece como sendo 2 processadores. Não sei dizer como
ele trata isso, mas eu posso lhe garantir que ele não vai usar como 2
processadores, para poder usar dessa maneira ele teria que ser 2 nucleos de
32 bits, que podem trabalhar em conjunto para trabalhar em 64bits. Pode
parecer simples, mas eu posso lhe garantir que não é tão simples pra por na
pratica. O que acontece é que os processadores de 64bits podem executar
instruções de 32bits da mesma maneira que os processadores de 32bits.

Os processadores de 64bits, quando estão trabalhando à 64bits, são sim mais
rapidos que o mesmo processador trabalhando em 32. Isso ocorre pq uma unica
instrução em 64 bits pode fazer o mesmo q varias instruções de 32bits. Um
exemplo: Uma multiplicação de 2 numeros representados em 32 bits, o seu
resultado será um valor em 64bits. Você pode me dizer que se você fizer 2 *
2, voce não precisa dos 62 bits restantes, você está certo, porem a
instrução de multiplicação é a mesma para qualquer numero até 32bits, e o
seu retorno será em 64bits. Os processadores de 64bits tem tambem, muito
mais registradores que os de 32 bits, alem de serem maiores.

Eu não só posso dizer que os processadores de Dual Core são realmente com 2
nucleos, mesmo trabalhando à 64bits, como posso provar. Pois estou neste
momento usando um Athlon 64 x2 4200+ no Ubutu 8.04 64 bits, e o mesmo
reconhece ambos os nucleos.

Atenciosamente,

Ricardo Salles