[Ubuntu-BR] Uma discussão sobre clientes de e-mail x web-mail

Salles salles.web em gmail.com
Quinta Julho 17 20:49:20 UTC 2008

Em Qui, 2008-07-17 às 14:25 -0300, Andre Cavalcante escreveu:
> Obrigado pela resposta, mas tenho algumas dúvidas (acho que não me expliquei
> bem no e-mail inicial)

> Interessante! Você mantem esse backup de e-mails em texto do servidor ou é
> pessoal? Como você faz para pesquisar algum e-mail antigo? E os anexos, como
> você os mantém?

Backup em pendrives, CDs ou DVDs, dependendo dos arquivos e a constante
de sua utilização; acesso-os quando preciso, a qualquer momento, com
qualquer editor de texto simples.
Os anexos são salvos à parte e backupeados da mesma forma, separados por
sua classificação (cadastros, pedidos, desenhos técnicos, fotos, etc.).
Como todos tem data definida de criação ou modificação, é fácil
localizar os anexos pelas datas dos mails em txt.
No caso do linux, é melhor ainda, pois todo o código fonte fica salvo em
txt, podendo-se localizar servidor, remetente, mails indexados, etc.

> Você acha que manter os e-mails nas estações é mais benéfico que manter em
> um servidor corporativo? Estou entendendo direito?

Exatamente, você tem a posse dos arquivos e controla o acesso a eles,
mantem cópias de segurança, etc. O risco de perda ou invasão dos dados é
muito menor.
Há 6 anos, deu um pau no meu host e todos os HDs deles foram para o
espaço, mandando todos os sites para o espaço. O meu site voltou ao ar
em menos de 3 horas, os demais só depois de alguns dias pois tiveram que
ser refeitos: Tinha backup completo dele, mandei e pronto, on-line.
Imagine um problema desses com mails importantes? Dançou...

É isso, segurança e prevenção de perda de dados é o motivo de minha
preferência.
Para os mails pessoais, não há esta necessidade mas, pelo costume,
utilizo da mesma forma. Via web só quando estou fora de minha máquina.

Salles (Nethell)