[Ubuntu-BR] HD com Bad Blocks

Salles salles.web em gmail.com
Quinta Julho 17 12:36:52 UTC 2008

Aluisio,

Essa questão de badblocks é meio complexa e acho que acompanhar o ritmo
de degradação de um HD é um tormento, aguardando que ele pife de uma
vez.
Primeiro que os softs nem sempre funcionam corretamente e nos dão a
informação correta sobre o estado do HD.
Já presenciei muitos casos de um "scandisk" de superfície marcar uma
série de bads em um HD e, após realizar uma "zeragem" e update de MBR o
mesmo soft mostrar o HD intacto, sem nenhum cluster defeituoso.
Por via das dúvidas, creio que quando um HD começa a informar erros, é
melhor não utiliza-lo para trabalhos ou dados importantes.

Salles (Nethell)