[Ubuntu-BR] Uma discussão sobre clientes de e-mail x web-mail

Quinta Julho 17 12:16:03 UTC 2008

Quais as vantagens e desvantagens de se utilizar um cliente de e-mail que
armazena os e-mails no HD e quais as vantagens e desvantagens de se utilizar
um web-mail, tal como o gmail?

Uso web-mail (gmail) porque:

1) Não me arrisco com eventuais virus (os serviços de webmail tem anti-virus
no servidor sempre atualizados + uso do linux = livre de virus).

2) Não tenho problema com espaço (cá pra nós: 2GB no gmail, ilimitado no
yahoo, é mais que suficiente para boa parte das pessoas e empresas).

3) Todas os grandes tem programas para empresas (a um custo relativamente
baixo) com criptografia, assinaturas eletrônicas etc.

4) Não gasto espaço no HD, não gasto recurso no meu servidor etc.

5) Está sempre disponível (pra mim, o gmail está fora muito raramente).

6) Tenho acesso de qualquer lugar (qualquer computador, desde que
conectado).

7) Não carrego o meu sistema com softwares pesadões e, possivelmente, cheio
de bugs, que acabam por criar brechas de segurança.

8) Tenho organização, calendário, agenda etc.

9) outras?

Contras:

1) Preciso estar on-line (se bem que para enviar e/ou receber num cliente de
e-mail também), mas este contra pra mim (e provavelmente para boa parte das
empresas) não é tão importante hoje: tenho banda larga em casa, na
universidade (onde trabalho), no celular, na maioria dos hotéis, é
relativamente fácil encontrar um cyber-café - todo shopping tem um - etc.

2) outros?

Mas eu gostaria da opnião do grupo.

Porque utilizar o evolution, o tunderbird, ou o outlook por exemplo?

André Cavalcante