[Ubuntu-BR] conversor

Andre Cavalcante andrecavalcante em ufam.edu.br
Terça Julho 8 14:01:45 UTC 2008

oops, você está querendo ripar um CD? É isso? Se sim, usa o sound-juicer
(padrão do sistema - Extrator de CD de Áudio). O arquivo com a extensão .cda
nada mais é que um índice para a trilha da música que está em formato wav no
CD. Se você der uma olhada com atenção vai ver que ele é bem pequeno (em
termos de bytes). Então não basta simplesmente copiar o .cda para o HD, tem
que usar um programa extrator (ripador) do CD. Se você estiver com os codecs
instalados ele já gera o arquivo "ripado" em .mp3, mas eu sugiro fortemente
que você use .ogg. É menor, com mais qualidade que o .mp3 e, principalmente,
é livre. Hoje, boa parte dos mp3 players do mercado tocam .ogg e no PC todos
os programas players (ao menos os razoáveis: windows media inclusive) também
dão suporte ao .ogg.

André Cavalcante