[Ubuntu-BR] Servidor Ubuntu 8.04 LTS 64 bits com 8Gb de ram

Marcelo Gondim gondim em linuxinfo.com.br
Terça Julho 1 13:21:07 UTC 2008

Em Seg, 2008-06-30 às 22:34 -0700, Klaus Jurgen Friedrich escreveu:
> O limite de memória RAM para processadores de 64 bits é de 64 GB, e para os processadores i386 (32 bits) é de 4 GB.
> O que possibilita ao Kernel do sistema dar suporte a 64 GB é o PAE (Phisical Address Extension), no entanto para funcionar corretamente o processador deverá dar suporte ao recurso PAE, e o Kernel do sistema tambem.
> No seu caso o AMD64 tem 64 bits e dá suporte ao recurso, veja com o comando:
> $ cat /proc/cpuinfo
>
> Procure por "PAE" na "Flag"
> flag :  pae

Pior que o processador tem essa flag PAE.  Muito estranho ter acontecido
isso. sem essa flag mem no boot fica impraticável de lento. :(

flags		: fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov
pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe syscall nx lm
constant_tsc arch_perfmon pebs bts rep_good pni monitor ds_cpl vmx smx
est tm2 ssse3 cx16 xtpr sse4_1 lahf_lm