[Ubuntu-BR] Lentidão incomum

Humberto Júnior xisberto em gmail.com
Quinta Janeiro 31 12:18:42 UTC 2008

2008/1/30 Leonardo Bernardes <inmovil em gmail.com>:

> [...]
> *powertop*,
> inclusive.
> Os processos mais ativos na minha máquina são os seguintes:
>
> 23,8% (175,0)       firefox-bin : futex_wait (hrtimer_wakeup)
> 16,9% (124,0)       firefox-bin : schedule_timeout (process_timeout)
> 16,0% (117,7)       <interrupt> : teclado/mouse/touchpad PS/2
> 14,2% (104,7)              ruby : do_nanosleep (hrtimer_wakeup)
> 11,9% ( 87,7)            python : schedule_timeout (process_timeout)
> 9,7% ( 71,7)       <interrupt> : nvidia
> 2,1% ( 15,7)              Xorg : do_setitimer (it_real_fn)

 Leonardo, o powertop indica o gasto de energia do processo (power, em
inglês = energia). Ele não indica exatamente o quanto o processo está usando
o processador ou a memória. Isso foi dito anteriormente, a inclusão do
powertop aqui só ajudou a te confundir.

 Use o top ou o htop que eles vão te mostrar o uso da CPU e da memória.

> O *ruby *e o *python* são requeridos por algum pacote que eu instalei, não
> lembro qual. Será que há alguma maneira de desativá-los para testar se
> fazem
> efetivamente falta? Ainda que temporariamente? Posso fazê-lo sem
> transtornos
> através do bom e velho kill?

Não faça nada disso até ver se ele é um processo 'pai' de outro processo.
Para ver isso, use a opção F5 do htop. Ele vai mostrar os processos em
formato de árvore. Geralmente dar um kill no processo 'pai' mata os filhos
também.

> Agora, tenho outra tese: o caso é que eu deixo o computador ligado durante
> dias a fio e hoje, apesar dos meus teste, ele não está lento como nos dias
> anterior e única diferença é que de ontem pra hoje *eu desliguei o
> computador*. Acho que pode ser algum desgaste físico, aquecimento nos
> mecanismos internos ou algo que do gênero. Aqui em Salvador o salitre é
> forte e por vezes enche de poeira o cooler e por consequência o
> processador
> aquece mais rápido. Será que pode ser algo dessa natureza? um problema de
> desgaste ou disfunção do hardware?

Eu não diria um desgaste em si, mas sim consumo de memória. O aquecimento
pode diminuir o nível de trabalho do processador também. Mas deixar o
computador ligado pode gerar um consumo crescente de memória, o que causa a
lentidão.