[Ubuntu-BR] Lentidão incomum

Leonardo Bernardes inmovil em gmail.com
Quarta Janeiro 30 22:40:07 UTC 2008

Caramadas,

Gostei muito dos programas sugeridos. Acatei algumas sugestões do *powertop*,
inclusive.
Os processos mais ativos na minha máquina são os seguintes:

23,8% (175,0)       firefox-bin : futex_wait (hrtimer_wakeup)
16,9% (124,0)       firefox-bin : schedule_timeout (process_timeout)
16,0% (117,7)       <interrupt> : teclado/mouse/touchpad PS/2
14,2% (104,7)              ruby : do_nanosleep (hrtimer_wakeup)
11,9% ( 87,7)            python : schedule_timeout (process_timeout)
9,7% ( 71,7)       <interrupt> : nvidia
2,1% ( 15,7)              Xorg : do_setitimer (it_real_fn)

O *ruby *e o *python* são requeridos por algum pacote que eu instalei, não
lembro qual. Será que há alguma maneira de desativá-los para testar se fazem
efetivamente falta? Ainda que temporariamente? Posso fazê-lo sem transtornos
através do bom e velho kill?

Agora, tenho outra tese: o caso é que eu deixo o computador ligado durante
dias a fio e hoje, apesar dos meus teste, ele não está lento como nos dias
anterior e única diferença é que de ontem pra hoje *eu desliguei o
computador*. Acho que pode ser algum desgaste físico, aquecimento nos
mecanismos internos ou algo que do gênero. Aqui em Salvador o salitre é
forte e por vezes enche de poeira o cooler e por consequência o processador
aquece mais rápido. Será que pode ser algo dessa natureza? um problema de
desgaste ou disfunção do hardware?